terça-feira, 19 de abril de 2011

Metade - Oswaldo Montenegro

Assim somos nós

Assim caminha a humanidade?

Os seres humanos foram criados para ser a criatura mais perfeita da criação do Todo Poderoso Deus. Ser sublime, capaz de amar, perdoar, ou seja só essas duas qualidades já descreveriam o quanto Deus caprichou em sua obra.
Mas, desde o início, o homem sente a necessidade de errar, de provar ou até mesmo de provocar seus instintos mais secretos. Talvez seja levado a isso para suprir carências, desejos reprimidos ou coisas do gênero.
Esquecem porém, que tais atitudes podem leva-lo a uma súbita queda e ver tudo o que  conseguiu conquistar com esforço medonho descer rio abaixo numa correnteza inimaginável. Pode deixar marcas em quem está ao seu lado, feridas que nem o tempo poderá sarar.
O que levaria o homem a tamanha cegueira?
Essa é uma pergunta que sinceramente querido leitor, não consigo responder. Talvez Freud conseguisse explicar  com mais clareza tais artimanhas dos pensamentos e sentimentos deste ser que desperta tanta curiosidade, que possui uma particularidade inexplicável.
É, assim caminha a humanidade: ferindo,ferindo-se, magoando,magoando-se, amando, fingindo amar, perdoando, fingindo perdoar, sendo amado, traído, traíndo. E onde será que vai chegar essa humanidade?
Essa é uma ótima pergunta.