O que podemos definir como aprendizagem é o processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimentos. Poderia ser o que as crianças fazem hoje em frente ao computador, aprendem a lidar com essa máquina sem ao menos ter feito algum curso ou treinamento para tal. Desta forma pode-se dizer que ensinar é tarefa do professor, o "ensinar" está ligado de certa forma à figura do Pedagogo, mas nos dias atuais, embora a procura pelos cursos de Pedagogia tenha aumentado as universidades não oferecem melhorias para essa área deixando que tais profissionais fiquem à margem de uma sociedade em sua grande maioria neoliberal. Em seu vídeo sobre aprendizagem virtual, Pedro Demo lembra bem que o curso de Pedagogia não cresce, então pensando nesse assunto e vendo algumas histórias percebo um toque de verdade, os pedagogos que saem da academia têm um grande desafio que é não deixar que o atraso do mercado mude os ideais adquiridos ou para fazer com que o mercado acompanhe o avanço. Quando falo em avanço, me refiro as tecnologias aplicadas na área do ensino, que só apresentam crescimento e a sociedade ou diga-se de passagem teima em não querer acompanhar esse avanço. Surge-me então outra questão, por que a maioria dos ingressos no mestrado em educação não são pedagogos? A única resposta que consigo para esta questão é a de que a própria universidade não desperta nesses profissionais o interesse de buscar algo mais em suas carreiras, até porque o campo de atuação para os pedagogos não exigem que a formação seja superior a graduação. Para atuar nas escolas de educação infantil para alguns profissionais é suficiente terminar a graduação, só precisa mesmo ter o diploma em mãos para atuarem como “tias”.
Trazendo isto para a discussão sobre aprendizagem virtual, que pode ser definida como a maneira de adquirir conhecimento mediante as nonas TIC, percebemos que os futuros pedagogos precisam ter em sua formação disciplinas, não de introdução, ou eletivas, mas disciplinas que componham o currículo do curso de pedagogia, que desperte a consciência de evolução no âmbito da educação, que os alunos chegarão na sala de aula, sabendo que muitos conteúdos aplicados na aula, eles poderão encontrar na rede, e que o professor de certa forma terá que está preparado para acompanhar esses alunos, visto que na sociedade moderna a preparação é ditada conforme a realidade da sala de aula, então os alunos ditam o ritmo das aulas.
Será que os professores estão prontos para essa realidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário